Dia 02 de Abril – Dia Mundial pela Conscientização do Autismo. Afinal, temos motivos para comemorar?

images (7)

1939401_232015940337876_715564768_n

 

 

 

Hoje comemora-se o Dia Mundial pela Conscientização do Autismo. Vários monumentos ao redor do mun
do estarão iluminados na cor azul, cor escolhida pela ONU, em 2008, para marcar a data, numa alusão ao fato da incidência da Síndrome ocorrer mais em meninos do que em meninas (com prevalência de 4 meninos para 1 menina).

Nos três primeiros anos após a instituição da data, observamos manifestações ainda tímidas e sem grandes proporções em nosso país. De 2011 para cá, o “Dia do Autismo” cresceu  em um efeito dominó, fazendo com que estados e cidades do Brasil se espelhassem umas nas outras, promovendo eventos, caminhadas, corridas, palestras e seminários, transformando a data em uma verdadeira profusão AZUL!

movimento azul ganhou as ruas de nosso país! Mostramos que, ao contrário do que grande parte da sociedade supunha e acreditava, nossos filhos TÊM VOZ e, consequentemente, DEVEM ter seus direitos assegurados. Entretanto, esta grande onde AZUL em que “surfamos” atualmente, nem sempre é composta de um mar de calmaria.

Na verdade, nossas vidas e as batalhas que travamos por nossos filhos e filhas são mais compatíveis com uma “tsunami” do que com um mar tranquilo e plácido! Aliás, desconhecemos a palavra tranquilidade! Seja por que motivo for (pelo receio do que o futuro nos reserva, pelas lutas diárias, pelo preconceito estampado nos rostos, nos olhares e nas atitudes da sociedade ou por qualquer outro motivo, pois motivos NÃO nos faltam) a palavra tranquilidade foi riscada de nosso dicionário há muito tempo.

Por favor, quero deixar aqui a ressalva de que estas dificuldades NÃO diminuem um centésimo que seja o AMOR que nutrimos por nossos anjos azuis! Ao contrário! Este amor cresce, se agiganta de tal forma que NÃO cabe no peito, não cabe em palavras, não cabe nesta vida! É AMOR além da vida!!! É AMOR para todo o SEMPRE!!! E enquanto o sempre não vem, seguimos remando, correndo, trilhando o caminho da luta pelos direitos, pela justiça e pela igualdade.

Temos motivos para comemorar??? SIM e, ao mesmo tempo, NÃO!

-Em Dezembro de 2012, com a aprovação da Lei 12764/12,  a Lei Berenice Piana, conseguimos, finalmente, que as pessoas com autismo fossem equiparadas e reconhecidas como pessoas com deficiência, tendo, desta forma, seus direitos reconhecidos e assegurados;

-NUNCA se falou tanto sobre o assunto em nosso país! Vitória de todos os pais e mães, de todos os estados de nosso Brasil, que se uniram gritando em coro uníssono pela igualdade de direitos de seus filhos! Palmas para todos!!!

– Em muitas escolas, a inclusão escolar JÁ é uma realidade POSITIVA, contribuindo para a construção de cidadãos – na mais abrangente e legítima concepção da palavra, pois  engana-se quem pensa que APENAS e tão somente o aluno incluído é beneficiado com a inclusão.

Vários estudos apontam para o fato de que TODOS ganham com a inclusão: tanto os que incluem quanto os incluídos.

Entretanto, nossa “festa” ainda não está completa, pois não teremos motivos para comemorar, sem reservas, enquanto:

-As leis federais, estaduais e municipais continuarem no papel! Precisamos que estas legislações saiam do papel e GANHEM as ruas, sendo cumpridas e respeitadas!!!

-Houver alunos autistas sem direito à inclusão!

-Houver autistas sem tratamento multidisciplinar adequado, vivendo uma realidade de miséria, sem a mínima chance de evolução, aguardando um “futuro” sombrio e devastador.

E tantos outros motivos…

Mas amanhã é dia 02 de Abril…

Deixo aqui meu pedido sincero, de coração, para todos aqueles que simpatizam com a causa de nossos anjos: tire sua camisa azul do armário. Se não tiver uma camisa azul, amarre uma fitinha no braço ou use-a como pin em sua roupa. Acenda uma luz azul; use um esmalte azul; pendure um lençol ou uma toalha azul em sua janela. Coloque a cor azul ONDE puder, COMO puder, em QUALQUER momento que puder!

Mas o mais importante: abra seu CORAÇÃO e permita que ele também seja banhado de azul. Venha!!!

Aceite nosso convite e mergulhe neste MAR AZUL onde nossos anjos tentam nadar e sobreviver e são, diariamente, “carregados” por suas mães, pais e familiares que nadam desesperadamente para chegar a um PORTO SEGURO. NÃO nos deixe morrer na praia!

E, finalmente, lembre-se: o dia 02 de Abril acontece apenas uma vez por ano, mas a luta pela conscientização da sociedade e pelos direitos dos autistas é diária e é travada durante todo ano. Lembre-se disso! Seja um soldado da paz nesta empreitada e junte-se a nós!

Nossos anjos agradecem!

Feliz Dia Mundial Pela Conscientização do Autismo!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: