INFORMAÇÃO PARA TODOS OS PAIS DO RIO DE JANEIRO DA QUARTA REUNIÃO DA FUNDAÇÃO MUNDO AZUL

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A Fundação Mundo Azul Informa o que foi discutido na quarta reunião com todos os representantes na escola SEEDUC no dia 23/01/2014.

Prezados

Damos ciência da reunião com representante do Dep. Xandrinho, equipe da Saúde Mental da SES e da Seeduc e pais da fundação Mundo Azul realizada no dia 23/01 na Escola Seeduc  relacionados na Ata.

Na oportunidade, encaminhamos o Regimento Interno do Conselho Municipal de Educação, como combinado em reunião, para ciência de todos.

Enviaremos em breve convocação para a próxima reunião, para tratarmos dos detalhes finais, antes do início do Seminário de sensibilização agendado para o dia 19/03/2014.

Mundo Azul Grupo de Pais

MEMÓRIA DE REUNIÃO
Número:
Data: 23/01/2014 Horário: 14-17H
Local: Escola SEEDUC
Presentes: Alessandra Beckman (Formação); Ana Claduia Poite Hermenegildo (ASBE); Andréia Correa de Barros (ASBE); Norma Curty (NAPES); Maria Angelica (NAPES); Carla Braga (Gerencia Saúde Mental/SES);  Andréa Mello (Superintendente da Atenção Básica – SES); Kátia W. Alves dos Santos (SES); Ilton Caruso (Mundo Azul); Maria Gisele (SES); Heloisa Werneck (ASBE); Luciano Aragão (Mundo Azul); Welington Guimarães (Gabinete Dep. Xandrinho)
Ausentes:
Assunto: Projeto Autismo
Item: 1 Tópico: Resumo reunião
Debate/
Histórico/
Andamento
Foi discutido entre equipe SES e SEEDUC como seria estruturada a ação de treinamento dos professores do Estado, ficando acordado entre as partes que haveria um primeiro Seminário, previsto para o dia 19/03/ 2014, e ações que se seguiriam por meio de fóruns regionais articulado com a saúde e educação, estado e município, constituindo-se em 3 etapas: 1- seminário; 2 – Fóruns regionais; 3 – Acompanhamento dos fóruns. Iniciou-se a reunião com a Superintente da Atenção Básica resgatando o histórico dos encontros anteriores. A SES apresentou o folder construído em conjunto entre equipe da Saúde e da Educação, discutindo o conteúdo do mesmo. A gerente de saúde mental explicitou que o folder formulado tem como alvo os profissionais da área da educação e saúde. Foram feitas algumas observações pelos representates da Fundação Mundo Azul, uma vez que a intenção era que folder tivesse como público-alvo a população geral, considerando-se o folder muito técnico, sem informações sobre telefones de contato para que os pais e a população pudessem se dirigir, bem como sobre a existência da educação especial oferecida pelo estado. Sugeriam que a programação visual fosse diferente com menos palavras e algumas imagens descrevendo sintomas do autismo. A ideia era publicizar quais serviços existem na SEEDUC e o endereço dos NAPES, colocando os direitos dos alunos da rede privada e o fluxo de atendimento tanto no que tange à saúde quanto à educação e também sugeriu-se retirar os marcos legais que não interessam à população. Sugeriu-se incluir o passo-a-passo para quem precise buscar o serviço de saúde/educação, incluindo canais de relacionamento/ouvidoria . A SES salientou que o foco das ações intersetoriais é prestar atendimento especializado e integral para as crianças que necessitem de atendimento especializado, neste caso o autismo. A SEEDUC reforçou a necessidade da presença da educação ofertada pelos municípios nos Fóruns Setoriais, pois a entrada das crianças na escola se dá na rede municipal. Welington lembrou que o secretário de estado de educação havia sugerido uma reunião com todos os secretários municipais de educação do estado do rio de janeiro para tratar do assunto, ressaltando a importância do encaminhamento para diagnóstico do aluno com suspeita de autismo o mais precocemente possível . Foram prestadas orientações aos pais sobre a forma como devem se organizar para compor o Conselho Estadual de Saúde, nos municípios, de forma a buscarem uma participação efetiva na criação/proposição de políticas dentro do município, buscando melhorar o atendimento à saúde dos seus filhos, e das crianças autistas em geral. Com relação ao Conselho Municipal de Educação, Heloisa ficou de buscar todas as informações a respeito da participação dos pais nos Conselhos Estaduais, enviando e-mail ou passando informações na próxima reunião. Foi também comentado que equipe da Saúde e Bem-estar está empenhada em facilitar ações intersetoriais, estabelecendo parcerias com as demais secretarias do Estado, incluindo a Segurança Pública, por exemplo, com a implantaçaõ do PROEIS e de um programa denominado Papo de Responsa, da Polícia Civil, que trabalha questões que envolvem a comunidade escolar. Luciano ressaltou a importância da articulação, pois acredita que os policiais não sabem agir em situações que envolvem autistas, principalmente porque estas crianças costumam sair sem avisar seus pais e podem se perder com facilidade, não havendo uma ação efetiva da Polícia na busca das crianças, e que isto pode ser melhorado numa eventual articulação. Heloísa informou que os policiais que participam do PROEIS recebem treinamento, presencial ou a distância e que verificará a possibilidade de acrescentar ao treinamento como abordar alunos com necessidades especiais educacionais, repassando este assunto à área de formação. Heloisa verificará junto a Inspeção Escolar sobre as questões legais e normativas, principalmente sobre como cobrar das escolas particulares que se recusam a matricular alunos que necessitam de atendimento educacional especializado. Serão feitas as alterações no folder, incluindo-se relação das escolas que possuem NAPES, enxugando-se o conteúdo e dando-se caráter menos técnico, e que o mesmo será enviado para o grupo. Apresentou-se a proposta do seminário. Os representantes da Fundação Mundo Azul irão filmar o evento para produção de um DVD e será necessário que todos os participantes autorizem a filmagem, preenchendo formulário próprio logo no momento do cadastramento, para cessão de imagem. Heloísa pontuou a necessidade de verificar junto à ASCOM quanto a filmagem do evento e divulgação/distribuição do DVD. Foi colocada também a necessidade que sejam convidados para os encontros os Secretários Municipais de Saúde e Educação do estado, porém foi dito pela Seeduc que não sabemos se isto será possível, dada já a grande quantidade de pessoas que estão no público alvo. É preciso ainda definir a quantidade de pais que poderão participar do seminário, e será enviado convite. Luciano também informou que providenciará 1 DVD da Jornada Científica Internacional sobre o autismo que realizaram em 2013 para cada unidade escolar da rede SEEDUC e para os coordenadores de saúde mental de todos os municípios. Carla informou que já é prática da Saúde formar no trabalho, inclusive existe, já constrído, o Fórum da Infância com participação dos profissionais dos CAPSi. Todos concordaram com o projeto da formação proposto. Não houve data da próxima reunião mas a Seeduc ficou de propor mais uma reunião antes do Seminário, no dia 19/03.
Ações Resp. Prazo Status
Alterações no folder Equipe SES e Educação 15/fev
Enviar programação do seminário para os representantes da Fundação Mundo Azul Equipe Saúde 25/jan
Identificar com a Inspeção Escolar maneiras possíveis de cobrar a aceitação de alunos autistas pelas escolas particulares Saúde e Bem-Estar (Heloisa) 05/fev
Informar aos pais do Mundo Azul os procedimentos para ingresso no Conselho Municipal de Educação Saúde e Bem-Estar (Heloisa) 05/fev OK – Regimento Interno do Conselho Municipal de Educação do RJ encaminhado a todos.
Relação de endereços e telefones do NAPES Coord. Educação Especial (Norma) 30/jan
Compor com a Secretaria de Estado de Saúde os participantes do Seminário no dia 19/03 Pedagógico (Norma) e Diretoria de Formação (Alessandra e Jorzéia) 20/fev
Estruturar a realização do Seminário no Auditório do Santo Cristo Diretoria de Formação (Alessandra e Jorzéia) 20/fev

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