A tríade. O cartão de boas vindas

1464045_532575626833500_881168761_n

A tríade. O cartão de boas vindas

 
Recentemente , participei de um Encontro de Pais e familiares de pessoas com autismo .
Para iniciar nossa conversa , pedi à todos os  presentes que me dissessem a primeira palavra que lhes viesse à mente quando eu mencionasse o termo autismo .
Não demorou mais do que alguns segundos para que as primeiras palavras saltassem das almas angustiadas e aflitas de todos os participantes ( inclusive de minha alma também !) .
Angústia , medo , desespero , separação , isolamento, dor , esperança  , fé , união, cura e família, amor foram as principais palavras lembradas pela maioria do auditório .
Interessante observar e perceber que , praticamente , cada uma delas encontra na outra uma espécie de antônimo !
Para a angústia , temos a crença na CURA !
Se de um lado sentimos medo , muitas vezes somos sustentados por uma FÉ maior e inabalável  em dias melhores .
Ao desespero , respondemos com a ESPERANÇA !
A separação , seja de que ordem for ,  termina quando trazemos a UNIÃO em nossos corações !
O isolamento não resiste à toda a energia positiva da FAMÍLIA !
E quanto à dor ? Ah , esta coitada ,  não é páreo para enfrentar o AMOR , que é capaz de tranformá-la em amor também .
Percebemos então a quantidade e a diversidade de sentimentos que o autismo nos traz , fazendo a ressalva de que neste momento não me refiro à palavra autismo apenas , mas sim ao autismo como   o transtorno do desenvolvimento que acomete 1%a 2% da população mundial .
Quantos sentimentos antagônicos e conflitantes !
Que mistura gigantesca de emoções e sensações !
Como é possível que este “tal” de autismo seja responsável por despertar em cada um de nós sentimentos demasiadamente complexos e absurdamente diferentes ???
Como evitar “adoecer” juntamente com nossos filhos autistas ?
Será possível preservar nossa sanidade mental ?
Assim como a grande maioria das famílias , fui apresentada ao autismo através da famosa “tríade” .
Recordo-me que , à princípio , não consegui compreender de forma plena como todas as características e traços autísticos de meu filho , poderiam estar ali , listados , contidos, naquelas “pequenas” 3 áreas .
Entretanto , como toda mãe de autista , me dediquei a pesquisar e ler mais sobre o assunto e fui percebendo que aquelas 3 áreas eram responsáveis por quase todo o “funcionamento” de meu filho .
Eram áreas importantes no desenvolvimento da criança e apresentar comprometimento nestas era justamente o que tornava o meu menino autista .
A tríade foi descrita pela primeira vez em 1979 por Lorna Wing ,uma psiquiatra inglesa , mãe de uma menina com autismo. O diagnóstico de autismo , que é clínico e baseado nos relatos dos familiares , parte também da análise destes setores do desenvolvimento:
– desvios qualitativos da comunicação ;
– desvios qualitativos na socialização ;
– desvios qualitativos  na imaginação .
Foi então que “criei” a minha própria pirâmide ou tríade , numa tentativa  de minimizar as dificuldades que meu filho apresentava .
Nos vértices da pirâmide que imaginei ,  temos o TRABALHO , a ESPERANÇA e o AMOR .
TRABALHO : trabalhar com nossos filhos sempre que possível , procurando estimulá-los nas horas certas e de forma adequada .
ESPERANÇA : é VITAL manter a esperança na evolução de nossos meninos . Ter fé e acreditar no futuro .
AMOR : nesta área da pirâmide , junte TODO o amor que houver nesta vida ! Transforme todo e qualquer sentimento e experiência negativas em amor , pois este amor é capaz de romper barreiras , vencer obstáculos e alcançar o , que muitos consideram , impossível .
Pois , o impossível é uma questão de ponto de vista !
Esta é a minha “tríade” . E a sua qual é ?”

Denise Aragão

Deixe uma Resposta

