Como conscientizar as pessoas para o autismo

8e7a85a08fdfca1c1ae5e9ab8fe4598d_L

Como conscientizar as pessoas para o autismo Destaque

 

Como conscientizar as pessoas para o autismo

Segundo a CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) o autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos; apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo: fobias,perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ouagressividade (autoagressividade)[1].

Tenho acompanhado de perto o trabalho da APADEM (Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais)[2] e recebi permissão da presidente Claudia Moraes para divulgar o excelente trabalho que a Associação faz para conscientizar as pessoas sobre o autismo.

  • Autismo nas igrejas: Palestras foram dadas em várias denominações religiosas que se dispuseram a ceder seu espaço para ajudar seus membros a conhecer os sintomas do transtorno e acolher melhor os portadores do transtorno e seus pais, que geralmente sentem-se isolados porque as pessoas não entendem ou não sabem como conviver com seu filho.
  • Autismo nas escolas: Da mesma forma, ocorreram palestras em escolas, tanto da rede pública quanto particular, para ajudar professores e funcionários a compreender os diferentes comportamentos do autista e a preparar-se um pouco mais para a inclusão de autistas nas escolas.
  • Contato com a mídia: Aos poucos, foram conseguindo espaço na mídia para falar sobre o transtorno, convidar para as atividades da Associação e levar informação às pessoas.
  • Criação de um blog onde divulgam os eventos que realizam (grupo de pais e familiares, oficinas culinárias, passeatas, etc.).

Os pais devem saber que não estão sozinhos nessa luta, e a sociedade deve receber a informação necessária para acolher e saber lidar com as diferenças.

4 responses to “Como conscientizar as pessoas para o autismo”

  1. Claudia Coelho De Moraes says :

    Obrigada amigos do Mundo Azul por compartilharem o texto da minha irmã.
    Abçs
    Claudia Moraes

    • blogmundoazul says :

      Amigos agora é com a gente acompanhar a novela e dar opiniões construtivas para solicitar e prestigiar o assunto que é do nosso interesse.com ideias podemos mudar a realidade com uma boas informações para sociedade conhecer um pouco melhor o que é o autismo.
      A atriz Bruna Linzmeyer se dedicou muito na construção do personagem ela quer ajudar muito em que a sociedade saiba o que é o autismo.
      Mundo azul grupo de pais
      Ilton Caruso pai do Gabriel.

  2. Ana Moésia says :

    Dúvida: quais as leis que garantem o benefício para criança autista clássico, independente de renda dos pais???

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: