Xuxa participa de passeata pela conscientização do autismo no Leblon organizada pelo Mundo Azul

 

579615_554592317894825_783743759_n

 

 

 

 

 

RIO – Uma passeata em defesa dos direitos dos autistas foi realizada, neste domingo, dia 7 de abril, na orla do Leblon. Organizado pela entidade Mundo Azul, o evento contou com uma madrinha de peso: a apresentadora Xuxa Meneghel caminhou com os pais e crianças que possuem o transtorno pedindo apoio à causa. No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Durante a passeata, Xuxa ressaltou a importância de haver profissionais preparados para identificar o autismo e acompanhar as necessidades dos autistas. Em sua página nas redes sociais, a apresentadora declarou ter recebido muito carinho na caminhada. O autismo é uma desordem em que a criança tem dificuldades de desenvolver relações sociais.

– Estamos aqui para lutar pelos direitos dos autistas. Eles são diagnosticados tarde e quando chegam às escolas faltam profissionais preparados. Precisamos de professores psicólogos, profissionais capacitados. Precisamos respeitar suas necessidades especiais – discursou a apresentadora.

Mãe do menino Francisco, de 9 anos, que é autista, a jornalista Claudia Silva destaca a importância de eventos assim para mostrar à população as necessidades dos autistas e lamenta que a inclusão dessas crianças nos colégios ainda seja muito difícil. Ela estima que o evento, realizado pela primeira vez há dois anos, com cem pessoas, tenha reunido duas mil pessoas ontem.

– O autista precisa ser integrado à comunidade e quando a gente troca informações ajuda a conscientizar. A sociedade tem que conviver com as diferenças. No Rio de Janeiro, assim como em todo o Brasil, os pais
encontram muita dificuldade em conseguir escolas que aceitem autistas e, quando encontram, pagam caro. Sem falar no alto custo dos tratamentos. Uma família de classe média chega a gastar R$ 5 mil por
mês – conta.

A Mundo Azul foi criada por pais que possuem filhos autistas, com o objetivo de conectar o maior número de pessoas na mesma situação e lutar por projetos de lei que possam garantir os direitos dos autistas e de seus familiares.

Mundo Azul Grupo de Pais

O Brasil Precisa Conhecer o Autismo.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: