São Paulo – Caminhada “O Brasil precisa conhecer o autismo”

20130228_120250

 

 

 

A União deste grupo de pais terá muitas sementes por todo o Brasil.

Em parceria com várias associações, familiares, entidades e pessoas ligadas à causa do autismo, e o apoio da Associação SABESP, Câmara Municipal de São Paulo e empresas privadas, organizaram a Caminhada “O Brasil precisa conhecer o autismo”, que acontecerá em 7 de abril de 2013 (domingo), a partir das 9 h, na Av. Paulista em São Paulo.

 

O evento faz parte do Movimento Nacional em prol da conscientização sobre o autismo, em comemoração ao “Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo”, celebrado no dia 2 de abril.

 

A concentração ocorrerá a partir das 8 horas, na sede da Associação SABESP, à Rua 13 de Maio, 1642. A saída está prevista para as 9 horas, num percurso de 2,2 km, sem obstrução de vias de tráfego, pela calçada da Rua 13 de Maio rumo à Praça Oswaldo Cruz, mantendo-se à direita também na calçada da Avenida Paulista até o vão do MASP.

 

Pede-se a familiares, amigos e convidados do público em geral que se vistam de azul, munidos com adereços, faixas e cartazes alusivos ao autismo.

 

Serão distribuídos folhetos visando à conscientização e ao conhecimento sobre o autismo, tratando tanto dos sintomas e características da síndrome, quanto da busca de diagnóstico em redes de atendimento médico.

 

O objetivo da manifestação é chamar a atenção para o reconhecimento da luta pela conscientização sobre o autismo, com destaque aos seguintes aspectos:

– A importância da união das famílias em defesa dos direitos das pessoas com autismo.

– O reconhecimento do direito do autista como pessoa com deficiência, conquistada por meio da mobilização em prol da aprovação da Lei Federal nº 12.764/12, Lei Berenice Piana, que institui a “Política Nacional de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo”.

– A regulamentação da Lei Municipal nº 15.409/11, que estabelece diretrizes para a formulação de políticas de atendimento às pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo, na cidade de São Paulo.

– As estatísticas mundiais indicam que, atualmente, a cada 88 nascimentos, 1 é de autista, sendo que para cada 4 meninos, 1 é menina.

– O autismo não é uma doença, mas uma síndrome, que consiste em transtornos comportamentais.

– Ainda não há cura para o autismo, mas pesquisam avançam nessa busca e direção.

– O diagnóstico e intervenção precoces e atendimento multidisciplinar são fundamentais.

– Autistas têm direito à escola inclusiva e/ou especial, assim como de apoio para obterem acesso a saúde, cultura e esporte.

– A necessidade de capacitação de estudantes de diversas áreas da saúde e da educação, para se tornarem profissionais habilitados a desenvolver métodos de intervenção educacional, terapêutica e médica que possibilitem a melhoria significativa da condição de vida do autista.

– A existência de uma grande população de adultos autistas sem nenhuma ou pouca assistência educacional, terapêutica, médica, enfim, qualquer tipo de intervenção, cujas famílias necessitaram de apoio público e privado, para que se construam oficinas, centros diários de convivência, residências assistidas, além de obtenção de acesso a cultura, lazer e esporte a que autistas adultos têm legítimo direito.

2 responses to “São Paulo – Caminhada “O Brasil precisa conhecer o autismo””

  1. Priscila Alvarez says :

    Olá mandei um email hoje com as inscrições com mais algumas pessoas … não tive resposta ainda .. =(

    • blogmundoazul says :

      Amigos agora é com a gente acompanhar a novela e dar opiniões construtivas para solicitar e prestigiar o assunto que é do nosso interesse.com ideias podemos mudar a realidade com uma boas informações para sociedade conhecer um pouco melhor o que é o autismo.
      A atriz Bruna Linzmeyer se dedicou muito na construção do personagem ela quer ajudar muito em que a sociedade saiba o que é o autismo.
      Mundo azul grupo de pais
      Ilton Caruso pai do Gabriel. qwesqw

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: