Robôs são usados para educar crianças autistas na Inglaterra

Robôs são usados para educar crianças autistas na Inglaterra

Dois robôs humanóides são usados em uma escola da Inglaterra para ajudar na aprendizagem de alunos autistas na faixa etária de cinco a dez anos. A experiência, que teve início em março deste ano, tem demonstrado que as crianças tem mais facilidade em interagir com os robôs do que com seus professores e colegas de classe.

A escola inglesa Topcliffe Primary, que tem 25% de alunos com autismo, é a primeira do Reino Unido a receber a tecnologia. Os robôs foram doados pela fabricante francesa Aldebaran e custam 15 mil euros (cerca de R$ 39 mil).
Em entrevista à BBC, o diretor da escola, Ian Lowe, disse que as crianças autistas têm maior facilidade de interação com os robôs do que com seus professores. “As crianças que no primeiro momento entram na escola sem a capacidade de fazer contato visual com os seres humanos começam a se comunicar através dos robôs”, completou.

Chamados de Max e Ben, os dois robôs são usados para ensinar fonética e conseguem manter as crianças concentradas com jogos de cartas e jogos de memória. A diretora do Autism Centre for Education and Research da Universidade de Birmingham, Karen Guldberg, afirmou que pesquisadores estudam melhores formas de programar esses robôs para que eles possam ajudar a desenvolver tanto a interação social das crianças quanto suas habilidades de comunicação.

Segundo a doutora Guldberg, tal tecnologia poderia funcionar muito bem em classes regulares também, tendo em vista que, se é possível atender às necessidades de crianças autistas, então é possível também satisfazer às necessidades de todas as crianças.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: