São Sebastião – Educadores participam do encerramento do curso de autismo em Boiçucanga

 

São Sebastião – Educadores participam do encerramento do curso de autismo em Boiçucanga

 Educadores da rede municipal de ensino de São Sebastião participaram na noite de quarta-feira 17, do encerramento do curso sobre o tema “Autismo e suas necessidades”, na Regional da Secretaria da Educação, em Boiçucanga, na Costa Sul do município. Participaram do curso 34 professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, professores de Educação Física e profissionais da Saúde daquela região. A formação, que teve início em 1º de agosto, foi realizada semanalmente na EM Antonio Luiz Monteiro, em Boiçucanga, com carga horária de 30 horas.
O objetivo do curso, segundo a professora Deyse Moreira Lima, pedagoga habilitada na área de deficiência intelectual e especialista em psicopedagogia, foi oferecer capacitação para que os educadores saibam como planejar e trabalhar visando proporcionar maior estabilidade emocional e desenvolvimento global das crianças com autismo ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), nas escolas da rede municipal.

A organização do curso foi realizada pelo Eape (Espaço de Apoio Pedagógico Especializado), ligado à Secretaria da Educação. O mesmo curso já foi oferecido aos educadores do Centro e Costa Norte, no ano passado.

Oficinas

Na noite de quarta-feira 17, os professores participaram das oficinas pedagógicas do programa Teacch.

Eles montaram diversos trabalhos com material reciclado, como painéis com listas de palavras, números, formas geométricas, garrafas pets com roscas, entre outros.

Para a professora Cíntia Arantes, da Emei Alegria das Crianças, em Boiçucanga, o curso foi muito bom. “Tenho um aluno autista e a formação me ajudou a observar e entender melhor as reações e o comportamento deste aluno em sala de aula”, disse.

A professora Marina Matos, da EM Antonio Luiz Monteiro, no mesmo bairro, também afirmou que o curso colaborou bastante para  o entendimento  sobre “este mundo particular dos alunos autistas”.

Na opinião do fonoaudiólogo Marcelo Souza, do Centro de Reabilitação da Costa Sul, a formação passou informações importantes sobre como lidar melhor com os autistas. “O curso foi ótimo, pois já trabalho com crianças autistas e a oficina prática encerrou com chave de ouro”, salientou

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: