Audiência Publica Assembleia Legislativa Roraima -Deputada Noêmia Bastos Amazonas

AUTISMO – Audiência pública será realizada amanhã na ALE-RR
Qua, 18 de Abril de 2012 20:57 Administrador Acontece nesta quinta-feira (19), a partir das 10h, no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), audiência pública com a finalidade de discutir o desenvolvimento de políticas públicas para as pessoas com autismo no Estado.

Dentre as ações a serem implementadas que estarão na pauta de discussões da audiência pública está a criação de uma Associação de Amigos do Autista (AMA) em Roraima. Além da criação de programas de suporte e atendimento psicológico aos pais e familiares que convivem diretamente com pessoas autistas.

A instalação de um Centro Especializado no Tratamento do Autismo, mantido pelo poder público estadual, onde possam estar concentrados todos os atendimentos necessários para o desenvolvimento da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais (PPNE) Autista também será avaliada.

Na audiência pública deverá ser debatida ainda a necessidade de preparação e adaptação das escolas da rede pública e privada, com a implantação de salas multifuncionais, e a garantia de fato e de direito da presença de um professor na atividade auxiliar – mediador –por criança autista em sala de aula de ensino regular.

Como não há números precisos de pessoas com autismo, a necessidade da realização de um mapeamento sobre a incidência do autismo no Estado e identificação dos casos será apontada. O que existe é o número estimado de 4 mil pessoas com a síndrome em Roraima. “Vamos reunir profissionais, familiares, crianças autistas e instituições governamentais para que a gente possa elaborar um plano de ação para concretamente ver o quê que nós podemos nos propor a fazer por essas crianças, jovens e adultos autistas”, destacou o deputado Rodrigo Jucá (PMDB), autor do projeto que instituiu a data 15 de abril como o Dia Estadual de Conscientização sobre o Autismo.

Conforme a deputada Angela Águida Portella (PSC), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso e de Ação Social, a audiência pública tem por objetivo ainda incluir na agenda de trabalho do Estado um programa de conscientização sobre o autismo.

“Dar visibilidade, chamar para a reflexão, quebrar a questão do preconceito, acolher as famílias, buscar políticas públicas que contemplem a necessidade dessas pessoas; é o que buscamos. Queremos ainda levar esse programa de conscientização para as escolas. Com certeza todas as pessoas, a partir desse conhecimento, do envolvimento, vão ver essa situação com um olhar diferenciado e vão ser mais solidárias”, disse a parlamentar.
Mundo Azul -Grupo de PAIS
O Brasil Precisa Conhecer o Autismo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: