Perguntas I JORNADA CIENTIFICA MUNDO AZUL

Respostas das palestrantes estangeiras

Pergunta:Você acredita que há um limite de comprometimento intelectual para se fazer a inclusão em escolas ” nao especiais”? (regulares)
Resposta: O limite não está no quociente intelectual. As dificuldades de inclusão em escolas regulares estão associadas aos problems de conduta.

pergunta:Em sua trajetória clinica, qual a importância do acompanhamento familiar no desenvolvimento de crianças diagnosticadas com TEA?
resposta.É essencial a participação da família em todo o processo.

pergunta:Como concorrer com as estereotipias vocais?
resposta: É realmente difícil, mas é necessário encorajá-los a transformar em palavras . Não adianta ficar pedindo para parar o tempo todo, pois esse comportmento do interlocutor acaba se transformando em um reforçador.

pergunta: O que vocês acham das terapias do floortime, aba, teacch etc? Qual a posição de vocês?
resposta:Todas trazem propostas interessantes, mas que não funcionam como um “pacote”. Não é uma boa ideia segui-los de uma forma fechada. É necessário analisar caso a caso, e ter os objetivos bem claros. Existem algumas abordagens mais problemáticas para o autismo, como a psicanalitica, por exemplo. Outro risco são

pergunta- Como a senhora faz o treinamento dos pais e crianças?
resposta:Tudo depende do contexto, da criança, da família. Falar em linhas gerais é difícil. De qualquer maneira, é importante não esquecer que é preciso ir traçando pequenos objetivos e ter persistência.

pergunta:Como vocês definem na França o profissional chamado mediador escolar? Ele nao ajudaria na inserção, inclusão destas crianças, para que se tornem efetivamente ” preparadas”. Tudo depende do profissional que faz este papel e da supervisão que eles têm.

– Relate um pouco da trajetória da sua luta com seu filho? Qual foi a melhor e a pior experiência vivida?
A psicanálise foi uma perda de tempo, a escolarização improvisada fo limitada, sobretudo se comparada à uma abordagem especializada. Não ter priorizado a parte comportamental desde pequeno tornou-se um problema na idade adulta.
vamos colocar ás outra perguntas dos outros palestrantes assim que estiver pronto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: