ESCOLA DE SAMBA UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR – EU APOIO O BRASIL PRECISA CONHECER O AUTISMO

Este slideshow necessita de JavaScript.

a href=”https://blogmundoazul.files.wordpress.com/2012/02/sl732904.jpg”>Em uma noite linda ,Ney Filardi Presidente GRES UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR recebeu o Grupo de Pais O Brasil Precisa Conhecer o Autismo dando apoio a campanha Eu Apoio O Brasil Precisa Conhecer o Autismo dando importancia a conscientização e informação para sociedade.

A União da Ilha do Governador foi fundada por Maurício Gazelle, Joaquim Lara de Oliveira (o Quincas), Orphylo Bastos e mais 59 sócios. Manteve-se algum tempo entre o segundo e o terceiro grupos e em 1974, quando se sagrou campeã do segundo grupo, obteve o acesso ao grupo principal, a partir do ano seguinte.

De 1977, com o enredo “Domingo”, a 1980, quando ficou em segundo lugar com o enredo “Bom, Bonito e Barato”, a União da Ilha fez grandes desfiles, consagrando-se definitivamente como uma das escolas de samba mais simpáticas do grupo especial. O samba “É hoje O Dia”, de 1982, é um dos mais conhecidos e regravados da história do Carnaval. A escola levou para a Sapucaí desfiles leves, baratos e animados. Esta seria a marca registrada da União da Ilha, mantida até hoje. Suas fantasias costumam ser leves, sem grandes esplendores, facilitando o desfile para o componente. A escola também consegue estabelecer uma ótima comunicação com o público, sendo consideradas uma das mais simpáticas do carnaval carioca. O Amanhã foi o samba enredo da União da Ilha em 1978 e neste mesmo ano foi gravada por Elizeth Cardoso, mas foi com a primeira gravação de Simone, em 1983 (CD Delírios e Delícias e regravada no CD Simone ao vivo), que ela se popularizou.

Nos anos mais recentes, o desfile mais lembrado da União da Ilha foi em 1989. O samba-enredo “Festa profana” trazia o refrão “Eu vou tomar um porre de felicidade, vou sacudir eu vou zoar toda cidade”. Este samba é cantando até hoje nos quatro cantos do país. Naquele ano, a escola ficou em terceiro lugar.

Em 1991 a escola fez uma homenagem a Didi, o poeta que ganhou 22 disputas de samba enredo. O samba trazia os versos “Hoje eu vou tomar um porre, não me socorre, que eu tô feliz” e “Bebo vem bebo vai, que nem maré, balança mas não cai, boêmio é”, além de frases como “Garçom, garçom bota uma cerva bem gelada aqui na mesa”. Sem sombra de dúvida, um grande carnaval sob a voz do grande mestre Aroldo Melodia.

O último bom resultado foi obtido em 1994, com “Abrakadabra”, em que chegou em quarto lugar, sua última participação no Desfile das Campeãs. Desde então, não vem obtendo boas colocações.

Em 2000, com “Pra não dizer que não falei das flores”, a União da Ilha chegou em oitavo lugar, abordando um dos períodos mais nebulosos dos 500 anos do Brasil: a ditadura militar, de 1964 a 1985. no anio seguinte, a escola obteve o 13.º lugar do Grupo Especial, sendo assim rebaixada ao Grupo de acesso A em 2002, onde vem tendo altos e baixos.

Em 2008, mesmo sem muitos recursos, a escola fez um desfile de garra, e reeditou o É hoje, o que lhe valeu a quinta colocação. Em 2009, a escola insulana escolheu o enredo “Viajar é preciso – viagens extraordinárias através de mundos conhecidos e desconhecidos”, do carnavalesco Jack Vasconcelos, sagrando-se campeã do carnaval do Grupo de Acesso A com 239,9 pontos, voltando após o seu rebaixamento em 2001, ao Grupo Especial em 2010.

Após 9 anos no Grupo de Acesso a União da Ilha voltará ao Grupo Especial. Para 2010, contratou a carnavalesca Rosa Magalhães, e apresentou um enredo que falava do famoso personagem da literatura espanhola, Dom Quixote de La Mancha. Em sua disputa interna de sambas de enredo, a escola optou por fundir duas composições finalistas, pegando por base o samba de Grassano, Gabriel Fraga, Márcio André Filho, João Bosco e Arlindo Neto, e juntando com segundo refrão da parceria de Gugu das Candongas, Marquinho do Banjo, Barbosão, Ito Melodia e Léo da Ilha (“nesse feitiço/ tem castanhola/ a bateria hoje deita e rola”).[2] Algumas modificações nas letras e melodia foram feitas para harmonizar o samba, uma vez que logo o seu anúncio, os comentaristas em geral criticaram a fusão, embora elogiassem a qualidade do samba.[3][3]. No dia do desfile, a frente da bateria, junto com a rainha Bruna Bruno, veio também, como madrinha, Luciana Picorelli. Abrindo o desfile do grupo especial, o carnaval da Ilha foi parcialmente ofuscado por alguns problemas nos carros alegóricos. A escola terminou em 11º lugar, escapando de um novo rebaixamento.

Para o carnaval de 2011 a União da Ilha apresentará o enredo O Mistério da Vida, que conta sobre a evolução das espécies e do cientista Charles Darwin. A escola terá como carnavalesco Alex de Souza, que saiu da Vila Isabel Antes do carnaval 2011, a União da Ilha teve um incêndio de grandes proporções que atingiu o seu barracão que fica localizado na Cidade do Samba, junto com a Portela & Grande Rio, além do galpão da LIESA, no entanto no desfile apresentou um desfile grandioso e de boa qualidade, tanto nas alegoria como na alegria, veio como que se tivesse disputando da briga pelo título, se não fosse pelo incêndio ia para as campeãs, inclusive tendo conquistado, além da simpatia do público, três troféus Estandarte de Ouro, promovido pelo Jornal O Globo, nas categorias Melhor Enredo, Melhor Intérprete e Melhor Escola do Grupo Especial.

Para o carnaval de 2012 a Ilha virá com o mesmo carnavalesco do ano de 2011, o magnífico e grandioso Alex de Souza. Terá como tema as Olimpíadas de 2012 e o país britânico, Reino Unido Londres,com o título “De Londres ao Rio: Era uma vez… uma Ilha” O enredo é baseado na cultura deste país e nas olimpíadas de 2012, onde este sediará, fazendo uma alusão a olimpíadas de 2012 e 2016 esta última a ser realizada no Brasil. De acordo com o carnavalesco, a escola apresentará de forma lúdica e literária o enredo, e fará uma versão bem carioca dessa festa.E também uma contagem regressiva para a realização das olimpíadas no Brasil.

OBRIGADO UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR PELO APOIO.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: