Audiencia Publica -Itaboraí Precisa Conhecer o Autismo

A Câmara de Vereadores do município de Itaboraí realizou nesta segunda-feira dia 05/12/2011 as 10 horas, audiência pública destinada a abordar a temática do autismo. O evento foi batizado de “Itaboraí Precisa Conhecer o Autismo”, e seu objetivo é discutir o projeto de lei que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com o Transtorno Espectro Autista.

Nesta audiência pública teve a presença do Grupo de pais Mundo Azul- O Brasil Precisa Conhecer o Autismo com seus representantes Ilton Caruso,Luciano Aragão e Berenice Pianna,Apadem,Parentes de pessoas com autismo, especialistas,representantre vereadores de outras cidades também participarão do evento na Câmara.

“É importante esclarecermos a população sobre o autismo para que possamos dar mais assistência aos portadores desse distúrbio e seus familiares”, afirmou o presidente da Câmara de Itaboraí, vereador Lucas Borges.

Esforço – Essa audiência pública faz parte ainda dos esforços dos familiares dos portadores de autismo visando a criação da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (projeto de Lei 1631/11, do Senado, que tramita na Câmara dos Deputados), equiparando os autistas aos portadores de deficiência.

Atualmente as pessoas com esse distúrbio não são reconhecidas como deficientes, o que limita o acesso a serviços públicos de saúde. Com a proposta, autistas e seus familiares terão direito à atenção integral à saúde.

O projeto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), define o “transtorno do espectro autista”, nome clínico para a síndrome, traz os direitos dos portadores e as obrigações do poder público.

O Mundo Azul agradece profundamente ao presidente da Câmara de Itaboraí, vereador Lucas Borges pela bela Audiencia realizada de conscientização e informação.

Advertisements

One response to “Audiencia Publica -Itaboraí Precisa Conhecer o Autismo”

  1. Claudia Moraes says :

    Parabéns a todos os envolvidos nesse grande evento.
    Parabéns a Berenice Piana, por todos os seus méritos!
    Com certeza ótimas ações virão daí para melhorar a condição de vida das pessoas com autismo de Itaboraí!

    Abçs
    Claudia Moraes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: