A Vida é a Arte do Encontro

Jobson e Tatynne coordenadora de produção no especial Criança Esperança

A vida é a arte do encontro
Em julho estive em Natal (RN), para conhecer um jovem rapaz que iria completar 32 anos em agosto, diga-se a mesma idade que eu, e que é um artista. Ele, cover do Rei Roberto Carlos, teve sua história escolhida, entre tantas outras, para ser gravada e exibida no programa Criança esperança 2011. Nessa viagem nossa pequena equipe se deparou com uma família, que iria se tornar muito mais do que uma linda história. Ademilson, Lourdes, Katiluci e Jobson Maia, se tornaram nossa nova família no Rio Grande do Norte.
Jobson Maia, nosso artista autista, foi um dos melhores encontros que eu tive nos últimos tempos. Falar sobre o autismo sendo leiga no assunto é difícil. Chegar a uma cidade, entrar em uma casa, invadir a intimidade de uma família, que para muitos teria um problema, um filho “autista”, era uma missão que gerava em mim, confesso, uma certa expectativa. Mas o encontro se tornou feliz e entusiasmado, no simples ato de conhecê-los. Trinta e dois anos de passaram para essa família e eles nunca tiveram um problema e sim um presente. Está certo, às vezes é difícil recebermos presentes sem sabermos os porquês desse mundo. Se hoje ainda temos poucas informações sobre o autismo, há trinta anos, imaginem o que essa família não teve que buscar para conseguir diagnosticar o Jobson. Acreditaram até que ele era surdo, mas um dia, quando estavam escutando no rádio uma música do Rei Roberto Carlos, Jobson aumentou o volume. Os pais descobriram que ele não era surdo, sua questão era outra e ele descobriu seu amor pela música do Rei, que hoje o transformou em um grande artista.
A missão dessa família linda só deixa como exemplo o que o amor e a inclusão fazem com “qualquer” ser humano; o deixam vivo. Jobson hoje, aos 32 anos, sai às ruas de Natal sozinho, pega ônibus, escolhe seus LPs nos sebos da cidade que freqüenta, usa a internet para se manter informado, cria a capa de seus DVDs, faz shows por diversas partes do Brasil, senta e conversa sobre o autismo entendendo sua condição, mas sendo essa jamais uma limitação para estar na vida como um cidadão.
O mais interessante de ir a Natal, gravar com a família do Jobson, além de poder contar uma história tão bonita, sobre uma família tão sensível e inteligente, foi que eu, Tatynne Lauria, me senti incluída.

Advertisements

4 responses to “A Vida é a Arte do Encontro”

  1. Ademilson Maia says :

    A ARTE E CORAÇÃO, CRIADOS PARA AMAR E SEREM AMADOS.
    Durante a nossa caminhada com o nosso Filho Jobson Maia, encontramos diversos tipos de manifestações, todas em nome do amor, como também o amor expressado de formas totalmente diferenciado, com lágrimas e desespero de pais, no abraço apertado de uma mãe pedindo em lágrimas, pedindo apoio, no olhar com esperança por estar vendo e tocando em Jobson, como que para acreditar que vendo e tocando no Jobson, tivesse o seu sofrimento atenuado, ou acreditar que seu filho pode sim ter esperança de um dia estar incluído e em cada local que passamos procuramos sempre deixar a mensagem que é possível sim, ame trabalhe acredite, Jesus pode tudo, é maior que tudo e ele tem sido muito bom com nossa familia,as pessoas que jesus coloca em nossa vida, sempre tem as vezes no inconsciente , um projeto de mudança ou para nós ou para elas ou para todos, TATYNNE, uma super profissional que ama a sua ARTE, que fala pouco, mas com o olhar de uma águia não deixa nada passar despercebido, que com o seu coração de mulher,tem a sensibilidade de uma mãe e talvez este misto de tantas coisas faça dela a profissional deste nível, que não perde o foco nem a importância da matéria, mas que não perde o direito de se emocionar, de ser um pouco mãe, irmã,amiga e deixar que nós possamos ser um pouco seu amigo, irmão MÃE, PAI, ACIMA DE TUDO FAMÍLIA, querida irmã, não precisa você falar de autismo, deixa isto para ILTON, basta falar de família, principalmente desta família AUTISTA que aprendeu tanto a te AMAR, OBRIGADO TATY,obrigado Ilnton, OBRIGADO POR VOCÊS EXISTIREM, OBRIGADO “DEUS”.
    Abraços: Ademilson, Loudes, Katiluci e Jobson Maia.

    • blogmundoazul says :

      ADEMILSON NO SITE MUNDO AZUL TEREMOS A PALESTRA DA DRA. RENATA MOUSINHO ÁS 18:00HS- I JORNADA CIENTIFICA FONOAUDIOLOGIA NÃO PERCAM É MARAVILHOSO.
      MUNDO AZUL- GRUPO DE PAIS
      O BRASIL PRECISA CONHECER O AUTISMO
      ILTON CARUSO

    • blogmundoazul says :

      SOU CRIANÇA,SOU AUTISTA, TENHO DIREITO!LUTE PELA LEI 689/2011

      frase-quem-sabe-faz-a-hora-nao-espera-acontecer-geraldo-vandre-125620

      VISTA AZUL ABRAÇE ESTA CAUSA NOBRE! E DIGA AO GOVERNADOR SERGIO CABRAL QUE FAÇA A SUA PARTE.

      QUEM SABE FAZ A HORA,NÃO ESPERA ACONTECER.LUTE PELO SEU FILHO SAIA DO ARMÁRIO VENHA PARTICIPAR DESTA CAMINHADA PELA CONSTRUÇÃO DOS CENTROS DE TRATAMENTO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA CRIANÇAS PORTADORAS DE AUTISMO E DEFICIENTES MENTAIS LEI 689/2011

      VOÇE PAI QUE VIU A REPORTAGEM DO FANTÁSTICO COM O DRÁUZIO VARELLA E SE SENSIBILIZOU AJUDE O MUNDO AZUL A COLOCAR 20 MIL PESSOAS NA PRAIA DO LEBLON DIA 01/09/2013 ÁS 09:00HS PARA QUE O GOVERNADOR SERGIO CABRAL FAÇA A SUA PARTE NO CUMPRIMENTO DA LEI.

      O MUNDO AZUL GRUPO DE PAIS DA BARRA DA TIJUCA QUE LUTA PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS COM AUTISMO E PRINCIPALMENTE PELAS FAMÍLIAS QUE NÃO TEM CONDIÇÃO DE TRATAMENTO DIVIDE E CONVOCA TODA SOCIEDADE,PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO,FAMILIARES,AMIGOS,PROFESSORES,ALUNOS ,MÉDICOS,ARTISTAS,MUSICOS,PARTIDOS POLÍTICOS A LUTAR PELOS CENTROS DE TRATAMENTO CONFORME LEI APROVADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 689/2011 QUE DA O DIREITO A TER OS CENTROS DE TRATAMENTO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO..

      O MUNDO AZUL VEM FAZENDO A SUA PARTE ,PRECISAMOS DE UMA GRANDE CORRENTE DE UNIÃO PARA LUTAR PELAS NOSSAS CRIANÇAS COM AUTISMO. .

      MUNDO AZUL GRUPO DE PAIS

      O RIO DE JANEIRO PRECISA TER OS CENTROS DE TRATAMENTO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO .

    • blogmundoazul says :

      conheça a Fundação Mundo Azul no Facebook e convoque seus amigos a apoiar.
      O Mundo Azul Grupo de Pais esta dando um grande passo para concretizar o maior sonho que é ter os centros de tratamento para crianças portadoras de Autismo.
      Fundação Mundo Azul
      Juntos Somos Fortes
      Ilton Caruso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: